quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Cassinos no Sertão?!?!

Numa região deserta de um certo país onde a água é escassa e os poucos residentes sobrevivem sabe-se lá como, o governo decide arriscar e legalizar os jogos de azar, atraindo investidores milionários a construírem luxuosos cassinos e pessoas mais ricas ainda a apostarem alguns milhões de sua fortuna em jogos como poker, roleta, vinte e um, etc. Nasce assim uma região rica no lugar mais improvável do mundo. Estou falando de Las Vegas, nos Estados Unidos.

E isso daria certo no Sertão Nordestino? Por quê não arriscar?

Eu sou a favor dessa ideia. Todos sabemos como sofre a população nordestina, vivendo numa região onde o sol castiga o ano inteiro, pessoas morrem de fome e sede, a gado não sobrevive, as agricultura não tem perspectiva, etc... Ou seja, uma região no mínimo improdutiva.

Por quê não criar, dentro deste mar de miséria, uma região livre para os jogos de azar, onde os cassinos poderiam trazer emprego para a população local e até mesmo atrair pessoas de outros locais para lá se instalarem? Não digo abrir a jogatina sem controle, mas seguir o modelo americano. Em Vegas existe uma legislação rigorosa para evitar - ou pelo menos minimizar - a lavagem de dinheiro e outros crimes que possam girar em torno do jogo.

O Brasil, no entanto, segue na direção oposta. Proíbe até mesmo casas de bingo de funcionarem. Alguém pode me explicar qual a razão disso? Tá certo, tem a lavagem de dinheiro.... Então que se criem leis para evitar a lavagem de dinheiro! E que estas leis sejam cumpridas! Não é proibindo jogos de azar que a lavagem de dinheiro vai acabar. Os criminosos são muito criativos quando se trata de legalizar dinheiro adquirido de forma ilegal. 

Façam este esforço criativo e imaginem uma Las Vegas em pleno nordeste brasileiro. Hotéis luxuosos, cassinos bilionários, gente rica de todos os lugares do mundo querendo vir e deixar aqui uma fatia de sua fortuna. Acha que não iria funcionar? E que tal os cassinos em Can Cun, no México? Eles propulsionam o turismo naquele país de forma impressionante.

Agora faço outra proposta. Pense em alguma atitude tomada por políticos ou empresários da sua região nos últimos anos que impulsionou o turismo local. Tá difícil? Exatamente... pouco ou nada foi feito.

Nesta eleição para prefeitos e vereadores vi uma proposta que muitos acham coisa de louco. Construir um elevador no Morro do Careca. Eu não acho que esta proposta seja maluquice de um cadidato desesperado. Acho a ideia inovadora e bastante original. Com certeza atrairia mais turistas para a nossa cidade do Natal. Se tal coisa pode ser feita sem danos maiores à natureza, eu sou completamente a favor. Até eu iria "tirar onda" de turista e utilizar o tal elevador.

Minha ideia de legalizar os cassinos no sertão brasileiro pode ser maluquice também, mas o que eu quero mostrar aqui é a falta de criatividade, ou mesmo a ausência de qualquer projeto que dê a nós, povo nordestino, perspectiva de crescimento da nossa região.

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu acho que nao eh maluquice nao. Se funcionou em las vegas, o Brasil poderia fazer o mesmo e traazer condicao de vida a essa pessoas que precisam de ajuda, emprego e. Uma melhor morodia.

Anônimo disse...

Eu acho que nao seja maluquice nao. Se funcionou em Las Vegas, o Brasil poderia fazer o mesmo e trazer condicao de vida a essas pessoas que precisam de ajuda, emprego e uma melhor moradia.