sábado, 13 de setembro de 2008

E a Seleção Brasileira de Futebol?

Pois é! Mais uma vez a Seleção Brasileira joga mau atuando dentro do território nacional, ficando no mísero zero a zero com a Bolívia, último lugar das Eliminatórias Sul-americanas para a Copa do Mundo de 2010 na África.

Nem vou comentar estes últimos dois jogos. O que eu quero expor aqui são outras ideias que me vêm à cabeça quando o foco é a Seleção Brasileira. Sobre tal assunto, acho que o que mais me deixa indgnado é o fato de a Seleção se apresentar mais fora do Brasil que em seu próprio território.

É mais fácil um inglês ou um alemão ter visto um jogo de corpo presente num estádio de futebol da nossa Seleção que um brasileiro nato, que reside no Brasil. A Seleção apenas se apresenta em casa quando é obrigada, como no caso dos jogos das Elinatórias para a Copa do Mundo. Sinceramente, acho isto uma vergonha. A CBF faz acordos com empresas estrangeiras para realização de jogos amistosos na Europa e esquece o público brasileiro. Os brasileiros perdem cada vez mais a identificação com a sua Seleção e é cada vez maior o desânimo da população com o seu time.

Sou cidadão brasileiro e nunca tive a oportunidade de ver a minha Seleção de perto. É bem verdade que morando na região nordeste do Brasil, onde não temos tantos estádios em boas condições para receber um público numeroso, fica mais difícil, mas o fato ainda me incomoda. Nem lembro a última vez que a seleção visitou a região nordeste. Acho que o mais próximo que a seleção esteve daqui foi num jogo em Minas Gerais há alguns meses, também pelas Eliminatórias.

Outro fato que me intriga diz respeitos aos jogadores que são convocados para atuar na nossa Seleção. Parece que os jogadores que atuam no futebol brasileiro não são dignos de serem convocados, no entanto, basta algum clube europeu se interessar por algum jogador e levá-lo para fora do nosso País que este começa a ser cotado a atuar pela Seleção. Para mim, isto também é uma vergonha.

No meu ponto de vista, a Seleção deveria ser formada em sua maioria por jogadores que atuam no futebol brasileiro e os que jogam em clubes europeus é que deveriam se mostrar dignos de atuar pela Seleção, e não o contrário. Os jogadores que atuam em nosso futebol parecem até que perderam o ânimo quando o assunto é Seleção. Não importa o quão bem eles atuem, enquanto eles jogarem em território nacional o seu futebol não é tão bom. Ser atilheiro do Campeonato Brasileiro de nada vale. Estar na "Seleção do Brasileirão", escolhida anualmente por jonalistas e outros personagens que fazem o nosso futebol também não conta. No máximo estes ganham um tapinha nas costas do técnico da Seleção principal no momento da entrega do prêmio.

O que podemos esperar disso então? Que todos os nossos bons jogadores sejam vendidos para times europeus? Ao penso de forma diferente. Para mim, os clubes devem cada vez mais dificultar a venda de nossos talentos para o futebol milionário da Europa. Quer comprar? Ok, tudo bem, coloca o preço lá em cima e vamos negociar. Quando eu digo lá em cima quero dizer lá em cima mesmo, no mesmo nível das negociações entre clubes europeus. Alguns jogadores são vendidos de um clube europeu para outro por algumas dezenas de milhões de euros. Então por que motivo os clubes brasileiros devem vender suas revelações, fruto de todo um trabalho desde as categorias de base até o futebol profissional, a preço de banana?

E qual deve ser o papel da nossa Seleção neste processo? Para mim, ao convocar preferencialmente jogadores que atuam no nosso futebol, estes se sentiriam mais estimulados, assim como outros jogadores que aqui atuam, para melhorar a qualidade do nosso futebol. Ao realizar mais jogos em território nacional a Seleção faria com que a população voltasse a se identificar com esta, voltando, assim, a admirá-la novamente. Deste forma, o futebol brasileiro só tem a ganhar.

Isto é um pouco do que eu penso sobre a nossa Seleção Brasileira de futebol. E você? O que você pensa sobre o assunto?

Um comentário:

Sérgio Medeiros disse...

Eu acho um absurdo a seleção demorar tanto tempo para jogar no Brasil e quando joga os preços dos ingressos ainda são um absurdo maior ainda.